Dúvidas
As mídias Out of Home (OHH) podem ser definidas como o conjunto de mensagens e ações publicitárias capazes de atingir o seu público fora de suas casas durante seu trajeto por ruas, avenidas, rodovias ou em espaços públicos, seja através de um outdoor, painel rodoviário, frontlight entre outros...
A mídia OOH oferece inúmeras vantagens, estão em exposição 24 horas por dia sem serem “desligadas”, estando assim no dia-a-dia das pessoas. Elas permitem a escolha de roteiro, segmentação de público- alvo ampliando o alcance de impacto e se tornando uma excelente mídia de custo benefício.
O período mínimo de veiculação do Outdoor é de 14 dias e o chamamos de bisemana. São 26 bisemanas por ano, começando na 02 e terminando na 52. O número da bisemana é sempre um número par (Ex: 02, 04, 06...). O período de colagem da Bludoor é de 4 dias, a contar do início da bisemana, sendo que todos os cartazes ou lonas permanecem 14 dias em exibição. Blumenau 2ª a 4ª feira, Pomerode na 4ª e demais cidades da cobertura na 5ª feira.
Na hora de escolher o melhor roteiro de exibição em mídia externa é prescindível que você conheça seu público alvo. Faça um levantamento de onde esse público se encontra, qual a sua preferência e o que ele está buscando.
Através desta informação você poderá definir qual o locais e o tempo que a campanha precisa ver veiculada afim de alcançar um maior impacto sobre esse público.
As mídias externas (OOH) nos permite a utilização de cartaz em papel ou lona para exibição.
Ambos os materiais vão obter o resultado desejado, porem são indicados para situações distintas.
O cartaz em papel é mais indicado para campanhas de curta duração, ou seja, 14 dias (uma bisemana). Se o propósito é divulgar uma promoção, uma inauguração ou qualquer campanha de com data de início e término esse é o material ideal, justamente por seu valor e durabilidade menor.
No caso de uma campanha para fortalecimento de marca, ou seja, uma exibição com tempo maior de duração, o ideal é investir em uma lona. A lona é mais resistente, tendo uma qualidade e acabamento superior ao cartaz em papel. Além disso a lona permite a troca de local a cada bisemana, chamada de campanha rotativa, garante uma maior abrangência de impacto sobre o público alvo.
Importante ressaltar que tanto o papel em cartaz quanto a lona permite campanhas diferenciadas com adição de apliques ou a junção de um painel ou mais, podendo ser duplo, triplo ou até quadruplo.
Quando se trata de mídia OOH temos como ditado a frase “menos é mais”!
Para obter o maior resultado em sua campanha, alcançando uma maior comunicação com o público, simplicidade e clareza são fundamentais.
Na hora do desenvolvimento de uma arte para uma mídia OOH é importante sempre lembra que essas são mídias em movimento. As pessoas estão em movimento quando passam por ela, seja andando, de bicicleta ou de carro, a mensagem deve ser captada de forma rápida e direta.
A disposição dos elementos (logomarca, imagens, dados para contato, etc...) devem ser distribuídos de uma forma de fácil leitura e entendimento.
Seja sucinto nas informações, utilizando frases curtas e objetivas, através da utilização de fontes legíveis, combinadas com cores e imagens que contraste como forma de deixar o produto apresentado ainda mais atraente.